Todo mundo já ouviu essaa famosa frase. A roupa que você usa diz muuuito sobre você. Às vezes emite informações erradas, por isso nós devemos nos preocupar com ela, principalmente no ambiente de trabalho. E nem sempre precisamos estudar moda para perceber isso. A gente já faz essa análise inconscientemente. Recentemente uma amiga me disse: "não gosto de usar rosa porque fico parecendo uma menininha". Sim.. rosa clarinho transmite feminilidade e imaturidade. Mas ela estudou para saber disso? Não... Ela percebeu insconscientemente. E é assim com todo mundo. Basta ter um pouco de bom senso.
Quando eu falo “principalmente no ambiente de trabalho”, não quer dizer que devemos de preocupar com isso no dia a dia. Mas o ambiente de trabalho, por mais que ele seja casual, ou formal, não dá pra você aparecer lá de bermudão e chinelo. Com esse visual, você vai passar para seu chefe a informação de que você é um pessoa responsável? Farreira?
Imagine-se uma pessoa responsável por contratar um profissional para qualquer área. Se te aparece um cara de bermuda, tênis, e blusa de malha com aquele decote V profunnndo (que está bem na moda do mundo masculino): não só você leria o curriculo dele com olhos 30 vezes mais críticos, como também ficaria ultra incomodado(a) com aquele monte de pêlo saindo pelo decote (sem comentários). Enfim... ele está mal vestido? Com certeza não. Porém, não é a roupa mais adequada para aquele tipo de ocasião. E imagem é tudo, em qualquer tipo de ocasião.
Os estudos comprovam que quando você se apresenta para alguém, 75% do que ela observa é o que você está vestindo e 25% é o que você diz.
Segundo um artigo publicado no site Administradores.com, "uma imagem leva 30 segundos para ser construída quando estamos em contato pessoal com alguém e a aparência pessoal conta muitos pontos nesse momento.(...) Ao lidar com o público, a exposição se torna maior, portanto, não exagerar em detalhes só porque está na moda ou usar roupas que não condizem com a profissão ou ambiente de trabalho deve ser uma preocupação de qualquer pessoa antes de sair de sua casa para trabalhar."
As empresas hoje estão adotando algumas regras. Há empresas, inclusive que te entregam um "Manual de como se vestir" para trabalhar. Mas você tem que se lembrar que a imagem não é formada apenas pela roupa que você veste. Ela é composta também pelo seu comportamento. Por isso, COMPORTEM-SE!!! Estejam sempre atentos às regras do seu local de trabalho, seja ele uma empresa, ou um consultório, ou uma sala de aula, ou a casa de um cliente. Mesmo que essas regras não sejam escritas ou pré-determinadas, é só observar e usar o bom senso.
Um exemplo típico de que imagem faz a diferença.
A primeira sou eu "vestida de" Analista de Sistemas. Trabalho num ambiente predominantemente masculino e tenho que passar uma imagem de profissionalismo e seriedade. A segunda, "vestida de" Consultora de Beleza Mary Kay. Normalmente são ambientes predominantemente femininos, nos quais tenho que passar a imagem de beleza, feminilidade e confiança. Vocês acham que eu poderia inverter as roupas nas duas ocasiões?


xuxuzinhos (as) comentaram
Eu sei que amiga que é essa heim!!! Hahahaha
Tô adorando s informações!!! As de culinária passo para o Henrique...kkkk
Besos
De uns tempos pra cá tenho tentado não me deixar levar apenas pelas impressões iniciais e pude perceber que, ao conhecer melhor as pessoas, grande parte das conclusões a que cheguei me foram denunciadas já no primeiro contato. Interessante... mas o que eu gosto mesmo é de bermuda e chinelo e, se não fosse por isso, só me vestiria dessa forma. :)
Postar um comentário