terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Santuário do Caraça - Minas Gerais

Quem nunca ouviu falar na Serra do Caraça? A entrada fica bem entre as cidades de Barão de Cocais e Santa Bárbara, a 120km de BH.

O local recebeu este nome, por causa do formato que a Serra do Espinhaço forma. Conseguem ver um homem deitado de perfil (olhos, nariz, boca, pescoço e peito)?


O Santuário foi criado mais ou menos em 1708, e no início servia como ponto de apoio de viajantes, para alimentar os animais que carregavam cargas, para romeiros e peregrinos para servir como um foco de atração para Deus, um centro de conversão para fugir do tumulto da mineração da época. Em 1820 começa indícios de um colégio internato, apenas para homens, que no início eu achei que fosse preparação para seminaristas, mas este fds eu descobri que não. Que eles estudavam todas as matérias e os padres apenas observavam se algum dos alunos tinha vocação para ser padre ou não. Meu pai inclusive estudou lá (junto com meu tio Tarcisio) até o ano de 1967. O colégio pegou fogo em 1968 e desde então não funciona mais. Dizem que o fogo foi acidental, mas só disseram isso porque meu pai não estudava mais lá... pq se ele ainda estivesse lá a culpa seria dele.. hehehe (brincadeira, hein Paizinho?).


Enfim... Hoje funciona apenas um hotel, um museu e a igreja, e recebe visitantes do mundo inteiro. (Este fim de semana mesmo tinha uma familia grande francesa....).


O que você não deve deixar de visitar quando for ao Santuário do Caraça:

1 - Primeira coisa que você deve visitar, é a barraquinha do meu tio Sergio, que é artesão e confecciona lindas lembrancinhas para os visitantes não se esquecerem mais do Caraça. Fica bem na entrada, perto da lanchonete. Ele é muito atencioso e habilidoso!

2 - Cascatinha: Fica à mais ou menos 2km de distância da recepção. Queria ter ficado mais tempo lá, pra ter curtido mais a cachoeira, mas tínhamos comprado a ficha do almoço e já tava quase no horário de acabar a comida.. hehehehe



3 - Calvário: Fica bem próximo à recepção, e tem um trajeto que os alunos faziam sempre na semana santa, relembrando a paixão de Cristo.

4 - Igreja: Gente, é de ficar horas lá só adimirando sua beleza interna e externa.



Em frente à igreja, tem umas árvores que você encontra um tanto de esquilos... Esse daí tava comendo o coquinho da mão do Alex. A foto é do meu pai, e ele teve a manha dimais de pegar esse momento!



5 - O relógio de sol e as catacumbas: Tem catacumba lá de gente que nasceu em 1799!!


6 - A piscina: Foi construída (pasmem!) pelos alunos, lá pelo ano de 1965/66. Inclusive, meu pai e meu tio participaram da construção. Eles contavam que só podiam trabalhar nela nas quartas e nos domingos, que eram os dias que eles não tinham aula.


7 - As ruinas do colégio: A parte que pegou fogo era onde ficavam as salas de aula e alguns aposentos dos padres.





8 - O refeitório: gente, a comida é uma delicia, caseira, e custa apenas 10 reais por pessoa pra você comer à vontade. Só lembre-se de comprar a fichinha antes e respeitar o horário. Meu tio contou que na época deles, ninguém podia conversar na hora do almoço. E que ou eles ficavam ouvindo música classica, ou então algum aluno ia ler um livro para todos ouvirem. Mas os alunos que estavam comendo, não podiam nem sussurrar!





Tem muitos outros lugares e coisas pra se fazer lá no Santuário, mas vai ficar para uma segunda visita e um segundo post. Da próxima vez que eu for, quero me hospedar no hotel, visitar o museu e ir passear na Cascatona (são uns 6km da recepção), na Prainha (200m - pertinho), ver o Lobo Guará, e passear em locais que só quem estudou lá sabe mostrar! :).

Quem quer saber mais pode visitar o site do Santuário do Caraça também. Mas lá não tem as histórias que eu ouvi. :D

Amaram?

Até a próxima visita! :)

xuxuzinhos (as) comentaram

Unknown disse...

Oi Lilli, adorei o texto e as fotos do Caraça!
Muito legal também o post sobre a conversão das fitas VHS....até porque traz boas recordações da familia!
Parabéns!
Tarcisio (tio)

Unknown disse...

Aline, nossa ficou MARA!
Realmente foi um final de semana cheio de descobertas, lembranças e histórias encantadoras!!!
Ane Caroline

Lili Paulucci disse...

Oi Tio!! Agora estou esperando Teteu me arrumar uma fita que Tia Inês tem... Diz ele que tem a familia toda! Aí eu posto aqui! :)

Ane, foi bacana né? Da próxima a gente vai de biquini pra entrar na cachoeira, né? Beijinhos

Unknown disse...

Legal, Aline! Vamos aguardar ansiosamente vc postar o video da familia!
Bjo, Tio

Unknown disse...

Achei....E olha que o ponto de referência foi a "lasanha de beringela"!!! rsrs
Realmente foi um fds bem bacana, e um lugar onde todos que tiverem oportunidade, ir visitar.

E também gostei muito do blog prima. Assim que tiver um tempinho, virei fuçar tudo aqui... rsrs


Beijo,

Matheus

Postar um comentário