quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Como hidratar seu cabelo em casa

Nem todo mundo pode ir ao salão toda semana ou de 15 em 15 dias para hidratar as madeixas, né? Por isso deve ter sempre seu creminho de confiança (aos poucos eu vou postando sobre os meus - inclusive já postei sobre o Morrocan Oil, né?), mas enquanto isso é bom todo mundo saber o COMO proceder durante a hidratação.

ANTES
1. Sinal vermelho Cabelo exposto ao sol, à água do mar, ao cloro, à tintura e outras químicas tende a ressecar. A solução? Hidratação! "Sobretudo se você notar que os fios estão arrepiados, opacos, mais embaraçados ou com pontas duplas", ensina o cabeleireiro Bruno Fernandes, da VIS.
2. O produto ideal Entre os ativos imprescindíveis na composição do creme estão o óleo de plantas (shoera e palma), "que garantem maciez e desembaraço", conforme ensina o cabeleireiro Ruben Navarro, do Walter's Coiffeur; e óleos de damasco, camelina e ceramidas. "O primeiro nutre, o segundo dá brilho e o terceiro reconstrói a fibra".
3. Madeixas limpas Para melhor absorção, os cabelos devem estar livres de impurezas. Se você não tem o xampu de limpeza, apenas repita o produto usado diariamente. E não use condicionador: ele fecha a cutícula do cabelo, dificultando a absorção do creme.
4. Fios secos Elimine o excesso de umidade. Com uma toalha de rosto, retire 80% da água dos cabelos. Assim, você equilibra o PH dos fios, o que aumenta a capacidade que as cutículas têm de absorver o creme.
5. Sem enrolação Desembarace o cabelo com um pente de dentes largos. É a melhor maneira de garantir uma aplicação uniforme do creme.
Dica: Para saber a temperatura ideal da água, teste-a na sua pele. achou quente demais? Esfrie-a até deixá-la quase morna. Esse cuidado evita o que poderia ser uma nova agressão aos fios.

DURANTE
6. Aplicação benfeita Antes de começar, calcule três dedos a partir da raiz. Então, passe o creme a partir dessa marcação, descendo em direção às pontas. A explicação: quando você aproxima o creme da raiz do cabelo, aumenta a oleosidade da região.
7. Quantidade sob medida Separe mechas com largura de dois dedos e, para cada uma delas, aplique creme numa quantidade equivalente ao tamanho de uma moeda de R$ 0,25. Use as mãos, no sentido de cima para baixo.
8. Acelere a hidratação Fontes de calor aumentam a velocidade da hidratação. Você pode usar, por exemplo, uma touca térmica por 15 minutos.
Confira outros truques infalíveis:- Faça um coque e enrole um pedaço de filme plástico em toda a cabeça. Aguarde 20 minutos.
- Coloque a touca plástica desde as pontas do cabelo, sem enrolar. Aguarde 30 minutos.
- Use o vapor do banheiro quando alguém tomar banho! Então, aplique o creme e fique no banheiro por meia hora para que o calor acelere a hidratação.
Dica: Cuidado com a quantidade de creme! Se exagerar e aplicar mais do que o indicado, na certa terá dificuldade para tirar o produto. E os fios, claro, ficarão oleosos em menos tempo.

DEPOIS
9. Lave outra vez Tire a touca térmica (o filme plástico, a touca ou qualquer outra fonte de calor que tenha utilizado) e entre no chuveiro. Verifique se a água está fria; assim, você faz as cutículas do cabelo se fecharem e os fios ganham brilho.
10. Com o pente na mão Tenha paciência nesta etapa para retirar todo o creme de hidratação. Uma boa dica é usar um pente com dentes largos para desembaraçar as mechas enquanto enxágua. Fuja dos pentes de dentes finos e pequenos, que podem quebrar os fios. Em seguida, deslize as mãos por todo cabelo, garantindo que o creme foi embora.
11. Secar ou não? Use a toalha para tirar o excesso de água dos fios. Evite esfregá-los para não agredi-los. Então, você decide se quer deixar secar naturalmente ou usar o secador. Mas "aplique um produto termoativado antes disso", alerta Ruben. Como sua ação começa ao entrar em contato com o secador, protege a fibra capilar. "Sem ele, a hidratação perde todo o efeito", orienta o profissional.
ATENÇÃO: Mantenha o hábito de aplicar o termoativado antes de usar a chapinha!
12. Manutenção essencial A hidratação feita em casa deve ser frequente para manter o cabelo macio e brilhante. "Quem tem cabelo tingido e danificado por química pode hidratar toda a semana", ressalta o cabeleireiro Bruno Fernandes. Se você tem fios virgens, repetir esse ritual a cada 15 dias já basta!
Dica: Se prefere deixar o cabelo secar naturalmente, use o ar quente do secador apenas na raiz para eliminar a umidade do couro. Esse truque reduz a oleosidade.

E ontem eu vi uma reportagem super bacana, falando o porque o Ar Condicionado, Geladeira, etc, estragam o cabelo. Confiram no site do Personare!

Fonte:
M de Mulher

xuxuzinhos (as) comentaram

Calila disse...

nossa amei a dica de secar a raiz para diminuir a oleosidade!! Não sabia disso!!
E outra dica: nunca deixe o creme de hidratação por mais de 30 min no cabelo pq pode acontecer o contrário: o cabelo perder água para o ambiente depois desse tempo e ressecar o cabelo ainda mais
Bjooo

Lili Paulucci disse...

Isso aê! Obrigada, Calila! :D

Paris disse...

Oi Lili!

Eu me chamo Paris, sou de Aracaju-SE, e tenho uma dúvida sobre hidratação em geral.

Já li em vários blogs e sites sobre esse assusnto que não é indicado aplicar o produto no couro cabeludo (e entendo o porque), mas como sou homem e uso cabelo curto fica meio difícil fazer a aplicação e não haver o mínimo contato que seja com o couro.

Detalhe: Tenho cabelo do tipo "misto", o couro cabeludo é muito oleoso mesmo, tenho que lavar todos os dias com Shampoo, e mesmo assim no decorrer do dia fica oleoso, já a extensão do fio é super ressecada. Então, me dá uma luz aí, o produto pode escorrer pro couro cabeludo, se não, o que eu faço a respeito.

Desde já Obrigado!

Lili Paulucci disse...

Olá Paris, o problema do hidratante encostar no couro cabeludo é que pode deixa-lo ainda mais oleoso e até dar caspa. Mas não há necessidade de fazer hidratação todos os dias, então não tem problema se você deixar o produto encostar no couro de vez enquando. Mas para seu caso, recomento uma Desintoxicação do Couro Cabeludo (http://ninaburato.blogspot.com/2011/02/desintoxicacao-do-couro-cabeludo.html) pois ele vai absorver melhor o produto depois de tratado. Outra coisa, você não lava cabelo mais de uma vez por dia com Shampoo né? Porque caso positivo, vc está tirando a proteção natural do seu couro, contribuindo para a oleosidade da raiz e ressecamento das pontas. Se tiver que lavar mais uma vez por dia, tente não usar o shampoo. De qualquer forma, consulte um dermatologista, que ele pode te indicar um shampoo que se adapte melhor à sua condição. :)

Postar um comentário