quarta-feira, 9 de março de 2011

Olheiras: como proceder

Quem é que nunca se olhou no espelho pela manhã se achando O URSO PANDA de tanta olheira?


Este é um mal do qual maioria das pessoas da nossa sociedade sofre, neste mundo corrido e tumultuado. Principalmente depois do carnaval, porque né? As pessoas não dormem, não descansam... Muita coisa pra fazer, muita responsabilidade, muitos problemas.. hehehehe.. Enfim!

A olheira tem várias causas. A mais "famosa" delas é a falta de sono, stress ou a fadiga excessiva que pode causar uma palidez na pele, permitindo que o sangue sob ela torne-se visível e fique com aparência mais escura. Outras causas comuns são a hereditariedade (sim... olheiras são hereditárias, assim como as varizes), exposição ao sol (pode causar um nível de pigmentação (melanina) acima do normal abaixo dos olhos), alergias (que fazem a pessoa coçar mais os olhos), remédios (que causam dilatação das veias), falta de nutrientes (dietas não balanceadas podem contribuir para a descoloração da área sob os olhos), gravidez e menstruação (devido à falta de ferro, a pele pode ficar mais pálida) e idade.

Encontrei na internet que segundo cientistas e dermatologistas, elas "são causadas pela oxidação da hemoglobina na matriz capilar da área ao redor dos olhos", seja lá o que isso significa. O sangue oxida nas pontinhas dos vasos sanguineos na área ao redor dos olhos. É isso? hehehe. Resumindo, ocorre uma dilatação desses vasos.

Há várias formas de amenizar as olheiras. Para RESOLVER mesmo o problema, existem cirurgias e aplicações de laser no local. Mas tem algumas dicas bem caseiras que podem ajudar e até mascarar bastante o problema.

1 - Primeiro, mantenha a área sempre hidratada, porque a tendência é a pele ressecar muito com a idade, pois contém poucas glândulas sebáceas. A MaryKay dispõe de dois produtos para hidratação: Creme Anti-idade para o Contorno dos Olhos TimeWise e o Creme Firmador para a Área do Olhos TimeWise.


2 - A Camomila é um antiinflamatório natural, ela clareia as olheiras e descansa os olhos. Para utiliza-la, prepare um chá sem açucar, usando dois saquinhos para meio litro de água, coloque na geladeira por 20 minutos (ou até que fique bem geladinho) e faço compressas na região dos olhos, com um chumaço de algodão, durante 20 minutos. Se aplicar a compressa logo após o uso de uma máscara facial, o resultado é ainda melhor.

3 - O chá de Hortelã pode ser preparado da mesma forma e também obtem um ótimo efeito.

4 - O pepino ou a batata, cortado em fatias e geladinho tem a mesma função da compressa fria de camomila.

5 - Faça uma ginástica ocular regularmente: "Com os olhos fechados e relaxados, os cílios repousados, erga as sobrancelhas. Conte até cinco e baixe-as. Repita 3 vezes. Com suavidade, ponha os indicadores debaixo dos olhos, acima do osso da face, e tente erguer os músculos dessa região sem acionar outras partes dos olhos. Faça 3 séries de 5 repetições." "Feche os olhos e abra-os novamente 1 minuto depois. Gire-os lentamente em sentido horário. Após uma breve pausa, gire-os na direção contrária. Relaxe."

6 - Para as mulheres, toda vez que for passar maquiagem ou passar a mão nos olhos, faça isso sem muita pressão, porque essa é uma das áreas mais delicadas do nosso corpo. É por isso que recomendam usar o dedo anelar para passar sombras ou corretivos, pois é o dedo que temos menos força.

7 - Produtos específicos para a área: Revitalizante para a Área dos Olhos Targeted-Action TimeWise e o Gel Suavizante para a Área dos Olhos.


Para quem não tem como previnir, o negócio é remediar. Para esconder as olheiras, use corretivos. Nas manchas e olheiras roxas, aposte no corretivo amarelo. A MaryKay tem este corretivo que é muito bacana:


Uma dica bacana, se você tem tendência a apresentar inchaço nos olhos, experimente guardar corretivo e cremes na geladeira. O frio ajuda a reduzir a inflamação.

Fontes:
http://www.copacabanarunners.net/olheiras.html
http://www.belezainteligente.com.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=684
http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/beleza

xuxuzinhos (as) comentaram

Postar um comentário